Seguir este Blog

domingo, 22 de julho de 2012

3

9 cuidados que devemos ter com cabelos com luzes e/ou mechas

Oie!
Hoje o post, na verdade, é uma repostagem do MSN, sobre cuidados com cabelos descoloridos. Acho um assunto importante, pois tem muita loira por ai que nao tem os cuidados adequados com seus cabelos.
Entao, ai vai uma super dica:

1) Use um reforçador de clareamento

Quem opta por ficar loira dificilmente quer voltar à cor original, mas muitas desistem do tom mais claro porque o clareamento frequente acaba deixando os fios com aspecto muito ressecado. "Mulheres loiras cortam o cabelo cada vez mais curto em função da grande quantidade de pontas duplas que vão aparecendo", conta o cabelereiro Gennaro Preite, consultor de beleza capilar, de São Paulo. Uma boa solução para evitar o desgaste excessivo é lançar mão de um reforçador de clareamento. Gennaro conta que esse produto diminui a quantidade de descolorante necessária para clarear o tom dos fios: "Um cabelo pode ser descolorido com pó e água oxigenada até o loiro médio e o reforçador traz a cor até o loiro claro, por exemplo". O resultado é um cabelo menos danificado e com menos pontas duplas.

2) Xampu tonalizante

Além do xampu neutro, vale a pena usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo. "Há mulheres que gostam desse tom mais forte, mas a maioria quer um aspecto mais natural", conta Gennaro Preite, que recomenda o uso de tonalizantes com um fundo de cinza para neutralizar o amarelo. Ele lembra que não se trata de produtos tonalizantes comumente vendidos em farmácias que mudam a cor do cabelo, mas de um produto específico para cabelos clareados.

3) Condicionador ácido

Uma boa pedida é usar um condicionador ácido, que neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido, alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada. "Isso regulariza a textura do cabelo, fechando as cutículas do fio e deixando-o menos poroso" conta Gennaro Preite. Apenas o condicionador pode ter o pH alterado - mudar o do xampu pode fazer com que ele perca a sua capacidade adstringente de limpeza.

4) Hidratação

"Para ocorrer descoloração, os fios perdem água e ficam desidratados", conta Valcinir Bedin. Uma hidratação semanal vai devolver aos cabelos a umidade natural, além de repor os componentes que foram perdidos, como sais minerais, vitaminas e queratina. Essa última é a principal recomendação de cuidado com fios descoloridos. A queratina ajuda a fechar as cutículas do fio de cabelo, que ficam abertas depois da descoloração. Caso você opte por fazer a hidratação em casa, não exagere na quantidade de produto, que não melhora em nada a absorção do creme. "Coloque uma porção de hidratante do tamanho de uma moeda de dez centavos nas mãos e faça a aplicação mecha a mecha, massageando os fios", recomenda.

5) Cuidado de salão

 A selagem dos fios é feita com produtos de pH ácido (abaixo de cinco). Essa propriedade devolve ao fio a sua umidade natural e sela as cutículas, evitando a perda de água e sais minerais. "Sem essa umidade, o fio fica como uma haste seca, que facilmente quebra", conta Gennaro Preite. Além disso, esse procedimento devolve uma boa quantidade de queratina ao fio e garante que o seu cabelo fique forte para a próxima descoloração.

6) Piscina

Um cabelo descolorido fica com todas as cutículas abertas, expondo as partes internas do fio ao magnésio presente na água da piscina. "É essa a substância responsável pelo desbotamento das mechas claras, que podem ficar até verdes", conta Gennaro Preite. Infelizmente não adianta muito passar quilos de creme no cabelo antes de ir para piscina."As únicas medidas válidas é fazer um coque ou usar uma touca de natação impermeável", recomenda.

7) Protetor solar

Filtro solar para cabelos ajuda a proteger as madeixas do desgaste e da mudança de coloração causada pelo sol. Mas o cuidado principal deve ficar por conta do protetor solar corporal: muita gente passa o protetor solar no corpo e depois acaba passando as mãos no cabelo. "Esse produto contém hidróxido de zinco, uma substância que, junto com uma fonte de calor - o sol - age como descolorante, alterando a cor dos cabelos", afirma Gennaro Preite. Lave as mãos depois de aplicar o protetor solar ou evite passá-las nos fios após a aplicação.

8) Escova progressiva e relaxamento

"Algumas pessoas têm cabelos mais fortes, com uma maior quantidade de cutículas, enquanto outras têm fios mais finos e frágeis", conta Gennaro Preite. Essa característica é um dos principais critérios dos especialistas para permitir outro tratamento químico nos cabelos. Outro fator importante é a escolha dos produtos. "Nem todas as marcas e princípios ativos são compatíveis", conta o especialista. "O fabricante, geralmente, produz produtos compatíveis entre si, supondo que o cliente vai querer fazer mais de um tratamento." Então opte por produtos da mesma marca e informe os princípios ativos dos tratamentos que você já fez para o profissional que irá fazer o novo procedimento.

9) Chapinha e secador

Segundo o cabeleireiro Gennaro, chapinha e secador não representam um perigo tão grande para quem descolore os fios. "Mas é preciso aplicar um protetor térmico - o chamado termoativo - e um defrizante", adverte. Eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo. Mas é preciso saber usar esses aparelhos: a prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos e o secador deve ficar a uma distância de 20 centímetros dos fios. 

Espero que tenham gostado das dicas!
Eu amei e com certeza vou seguir todas, pois a um tempinho atras estava loira e escureci por falta de tempo e dinheiro pra cuidar, mas estou pensando em clarear de novo.
Bom, por hoje é so!

Fonte: Minha Vida

Beijokas!

3 comentários:

  1. Não sabia isso do condicionador ...
    Muito boas dicas.


    Bjs

    www.useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa ótimas dicas..lindinha já troquei o banner no blog ta... bjos!!!


    *Novidade* Agora para participar do Vida de Blogueira (o) basta preecher o formulário no blog... Vamos participar?
    Formulário Vida de Blogueira (o)

    Participe do Sorteio de uma linda pulseira (Parceria com a Engraçadinha Biju + Simplesmente Danny)
    Sorteio
    Simplesmente Danny

    ResponderExcluir
  3. Oioioio!!! Tava sumidinha daqui né? Mas eu já voltei rsrsr... Pois é.. fiz luzes no meu cabelo e mesmo tratando bastande ele acabou dando uma estragadinha...
    Uso sempre o secador mas é só tratar bem que não dá muito problemas né? rsrrs

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Queridas, muito obrigada por comentar!
Fico muito feliz com cada recadinho que recebo, muito obrigada mesmo!
Ah! E não me levem a mal, mas POR FAVOR, não deixem comentários do tipo:
"Gostei do seu blog, estou seguindo, segue o meu também?".
Gente, isso é muito chato, e fiquem sabendo que sou contra o tal de "é dando que se recebe".
Beijokas!